Por padrão o estoque no sistema Computar é movimentado pela entrada e saída de notas fiscais registradas, sejam compras, vendas, remessas, retornos, transferências, etc.

No entanto, em algumas situações cabe a movimentação manual dos produtos:

Quando é feita a contagem do estoque e constatadas diferenças nas quantidades entre o estoque físico e o do sistema Computar, pode ser utilizado o inventário para correção do estoque. Isso porque, essa função “tira” a quantidade anterior e insere a quantidade correta definida na contagem e informada no lançamento.  Saiba mais http://www.computar.net.br/tutorial/inventario/

Usado em casos mais específicos e não tão frequentes. Na saída podemos destacar o caso de um produto que sofreu uma quebra e por isso teve que ser baixado do estoque.

A entrada pode se dar quando for necessário a correção de um lançamento anterior de saída, funcionando para o sistema Computar como um estorno, por exemplo. Saiba mais http://www.computar.net.br/tutorial/entradas-e-saidas/

Casos em que é necessária a conversão de medidas de um mesmo produto. Quando, por exemplo, abre-se uma caixa de garrafas para vendê-las individualmente. Neste caso, a transferência é de 1 caixa (saída) para 12 garrafas (entrada) e pode ter o custo equivalente.

Saiba mais  http://www.computar.net.br/tutorial/transferencia-entre-produtos-sem-custo/

Outra situação é quando o produto passa por algum beneficiamento e o custo do mesmo sofre alteração. Neste caso, utilizamos a função de transferência de custo, onde registra-se o custo desse processo, bem como a descrição de sua nota fiscal de serviço, por exemplo.

Saiba mais http://www.computar.net.br/tutorial/transferencia-entre-produtos-com-custo/

Ocorrem quando dentro da mesma empresa são gerenciados mais de um local de estoque (mostruário, depósito, quebra, etc.) e vê-se a necessidade da troca de produtos entre locais. Um produto que foi quebrado, sai do estoque depósito e vai para o de quebra. Ou outro que passa do depósito para o mostruário.

Saiba mais http://www.computar.net.br/tutorial/transferencia-entre-locais/